Plataforma BIM é nova forma de gestão de obras

Uma rodada de negócios hoje, na 9ª Feira Eletromecânica e Construção Civil – EletroMetalCon 2013 – deve mexer com o mercado imobiliário da região nos próximos anos. A Plataforma BIM (Building Information Modeling), um programa voltado para a construção civil e que pode ajudar a gerenciar obras nos seus mínimos detalhes, é o grande destaque do dia.

A partir das 16 horas, a arquiteta e especialista em BIM Mariana Moro explica o que é a plataforma e sua aplicabilidade na construção. Na sequência, empresas de softwares da tecnologia estarão presentes para tirar dúvidas de construtoras e interessados. A rodada de negócio é organizada pelo Sebrae/PR.

Segundo Mariana, a plataforma é uma nova forma de gestão das obras, que permite a visualização de um projeto em escala real, em 3D, e que – se comparada aos métodos tradicionais em 2D – permite a simulação da construção do princípio ao fim, antecipando e evitando erros. "Ela permite que se insira todas as informações de cada elemento de uma construção, trazendo um controle muito mais rigoroso e preciso. Aliada a alguns softwares específicos, pode dar até perspectivas de tempo e condições climáticas que podem influir na obra."

De acordo com a arquiteta, a plataforma oferece vantagens para cada setor da indústria da construção. "Porém, quanto mais agentes estiverem envolvidos com a tecnologia, mais amplificadas ficam as vantagens." Para arquitetos e engenheiros, a plataforma permite unificar o modelo tridimensional com as representações gráficas em todos os planos, além de permitir a criação de tabelas e memoriais muito mais precisos, reduzindo erros de documentação e retrabalho. Para construtores e incorporadores, essa redução de erros de projeto implica redução de custos e retrabalho na obra. "Houve um caso recente, de uma obra, cujos projetos não batiam e só foram ver isso na hora de construir. Isso custou à construtora quase R$ 1 milhão a mais para corrigir", conta Mariana.

Hoje, segundo ela, 75% das obras de construção civil americanas utilizam a plataforma BIM. No Brasil, a Petrobras já exige, em licitações, que os projetos sejam produzidos também nessa plataforma e o Metrô de São Paulo utiliza a tecnologia internamente.

Segundo o presidente do Sinduscon, Gerson Guariente Júnior, nenhuma construtora londrinense começou ainda a utilizar a plataforma, que exige investimento alto e mudanças administrativas, implantando uma série de novas atividades ao trabalho rotineiro. "Mas é uma ferramenta que tem todas as condições de transformar a produção."

Fonte: Plataforma BIM é nova forma de gestão de obras. Escrito por Telma Elorza. Jornal de Londrina. Abril 25, 2013.

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.

Quem Somos Notícias BIM Plataforma BIM é nova forma de gestão de obras