Os destaques em 2012

A revista O Empreiteiro convida seus leitores a fazer uma reflexão sobre os principais temas de matérias de engenharia, em especial no segmento de infraestrutura, que tenham despertado sua atenção ao longo de 2012.

• O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha resgatou a identidade da arquitetura brasileira entre as novas arenas esportivas do País, dominadas, em sua maioria, por projetos elaborados segundo o modelo estabelecido pela FIFA.

• O Dnit promete exigir projetos no formato BIM (Building Information Modeling) nas suas concorrências a partir de 2013. A tecnologia trará mais transparência aos projetos, com atualização em tempo real. A medida poderá pôr fim aos aditivos que multiplicam o preço original da obra e também estouram prazos.

• O Rio de Janeiro se transforma, por força da Copa do Mundo 2014 e, principalmente, dos Jogos Olímpicos 2016. Caso metade das obras prometidas seja concluída, o Rio passará a ser uma cidade global, deixando de depender de suas belezas naturais para atrair novos negócios.

• A conclusão do Centro de Convenções de Fortaleza, ao lado do estádio Castelão, também finalizado, revela que o governo cearense conseguiu projetar para o futuro um novo polo de negócios no Ceará.

• A segunda "abertura dos portos" anunciada pelo governo federal procura atrair investimentos da ordem de R$ 40 bilhões, a maior parte do setor privado. Somada a segunda fase de concessões de aeroportos e a nova rodada de concessões de rodovias e ferrovias, tudo sinaliza que o ranço contra o capital privado na infraestrutura está sendo superado. A conferir.

• Um dos projetos de engenharia premiados no evento Be Inspired 2012 da Bentley, em Amsterdã, Holanda, foi o sistema wi-fi instalado na região metropolitana de Boston, Estados Unidos, dando acesso gratuito à internet à população. Um projeto perfeitamente factível para uma prefeitura brasileira. A propósito, a revista O Empreiteiro representou o Brasil no júri de três painéis do referido prêmio.

• Uma viagem pelo Yangtse mostrou ao jornalista Joseph Young como o transporte fluvial contribuiu para formar a cultura e a economia da China, como um meio de ligação entre várias regiões. A criticada hidrelétrica de Três Gargantas no Yangtse não somente gera energia, como encerra com as enchentes de uma imensa área a jusante, onde moram 10 milhões de pessoas. Por outro lado, 1 milhão de pessoas tiveram que se mudar, com o lago que se formou a montante. É um papel que o rio São Francisco ainda pode desempenhar no território nacional.

• A Bauma China, em Xangai, a despeito das conversas de bastidores sobre a qualidade dos equipamentos produzidos na China, mostrou que as marcas ocidentais querem hoje marcar posição neste gigantesco mercado. Conforme ensina a história, se não podemos vencê-los, vamos nos aliar a eles. A Liebherr, por exemplo, abriu uma planta local, e a Volvo e a Caterpillar adquiriram o controle de marcas chinesas.

• A revista O Empreiteiro realizou uma cobertura jornalística inédita pelo Brasil, em conjunto com a revista ENR-Engineering News Record, de Nova York, com quem mantém exclusiva parceria editorial. As matérias produzidas durante as visitas às obras do Porto do Açu, BRTs e Metrô (Rio de Janeiro), Arena Pantanal (Mato Grosso) e as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio (Rondônia) geraram capa dedicada ao Brasil na publicação norte-americana.

• A obra da segunda ponte sobre o rio Madeira, na rodovia BR-319, em Porto Velho (RO), vai de vento em popa. A construtora Emsa, de Goiânia (GO), realizou a proeza de conquistar uma construção desse porte. Aliás, as novas fronteiras econômicas do setor estão mudando a dinâmica do mercado de construção. As empresas de engenharia de 2012, eleitas pela revista O Empreiteiro, representam as lideranças regionais dessas novas fronteiras. Elas simbolizam o movimento de renovação que areja o setor: Andrade Mendonça (PE); Emsa (GO); Direcional e Tabocas (MG); Temon e Progen (SP); e Qualidados (BA).

• Outra obra visitada pela revista O Empreiteiro foi a renovação da Bay Bridge, na baía de San Francisco, Estados Unidos. Uma intervenção em curso há 10 anos, onde o órgão público responsável mantém informada a população sobre as obras através de um site, inclusive indicando as alterações no tráfego local, obtendo, assim, apoio popular para a iniciativa, como uma obra desse porte e prazo exige.

• O STF resgatou a dignidade do País quando condenou alguns figurões enredados no chamado Mensalão. O Brasil deixou de ser um dos poucos países do mundo onde políticos corruptos continuavam incólumes. O crime de colarinho branco deixa de ser impune e aqueles que governam também se sujeitam às leis.

• O processo de conurbação, tratado pela revista O Empreiteiro na edição das "500 Grandes da Construção", semelhante ao que acontece em São Paulo, nos vetores São Paulo-Campinas, São Paulo-Sorocaba e São Paulo-Vale do Paraíba, se procede também no Recife, abrangendo municípios como São Lourenço da Mata, Suape e Jaboatão dos Guararapes. E isso também se repete em Salvador (Camaçari), Belo Horizonte (Nova Lima), Curitiba (São José dos Pinhais) etc. Como será o futuro desses eixos metropolitanos?

• A inauguração dos estádios da Copa do Mundo nos faz lembrar da renovação que o Mundial de 2014 trouxe para as arenas esportivas, e também da oportunidade histórica perdida pelas cidades-sede — por falta de planejamento e vontade política – de estender suas linhas de metrô até os estádios, ao invés de construir BRTs, que são conhecidos por sua capacidade limitada de transporte.

• As primeiras pancadas de chuva do verão já interrompem a circulação de carros nas ruas da maior cidade do País, São Paulo, mostrando que, ano após ano, as cheias continuam a despeito das promessas dos prefeitos que se sucedem - que, em sua maioria, não se contentam com os problemas da cidade, mas almejam o Palácio dos Bandeirantes e Brasília.

• O pronto socorro do hospital federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, funcionava num contêiner de lata. Isso mostra que a saúde pública continua um caso de polícia, apesar de muitas promessas do governo e do Legislativo.

• A hidrelétrica de Belo Monte segue sofrendo com interrupções, fruto da incapacidade dos empreendedores e do governo em sustentar um diálogo franco com as comunidades indígenas que vivem na região e de entregar o que prometem realizar.

• Expansão da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo ficará somente pronta após a Copa do Mundo. Será que, em uma obra estratégica para a capital paulista, o consórcio construtor não consegue trabalhar dois turnos e brindar a cidade – tão sofrida em transporte de massa – com mais esse ramal metroviário?

• A forma autoritária como o governo federal resolveu antecipar a renovação das concessões das usinas hidrelétricas abalou a confiança dos investidores privados duramente conquistada neste segmento. A redução do preço da energia é louvável, já a ausência de diálogo, não.

• As obras do Canal do Panamá, visitadas pela revista O Empreiteiro e objeto de matéria publicada na edição de julho do ano passado, sob o título Ampliação é vista como nova obra do século, estão avançando.

Fonte: Revista O Empreiteiro. 29 de janeiro de 2013

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.

Quem Somos Notícias BIM Os destaques em 2012