Métodos construtivos revolucionam

Com um setor de construção consolidado nos últimos, as empresas que atuam em Fortaleza, hoje, detêm técnicas muito mais modernas, o que facilita o crescimento da cidade. Os métodos atuais agilizam as obras, permitem um planejamento mais consistente e um resultado mais preciso, e ainda colaboram com o meio ambiente.

As formas de construir no século XXI costumam despontar em lugares como Estados Unidos e Europa. Lá, comumente, as novas metodologias de trabalho são experimentadas e têm sua eficiência atestada. Posteriormente, espalham-se para outros países, caso do Brasil. Quase sempre, os nomes dessas técnicas que adotamos por aqui são estrangeiros.

Para se ter uma ideia, algumas das principais são as seguintes: Building Information Modeling (BIM) e Lean Construction. Os termos, em inglês, podem não dizer muito, mas esses modelos - cada um de seu jeito - possuem imensa relevância no modo de construir.

Projeto em 3D

O Building Information Modeling (algo traduzido como Modelo de Informação da Construção) é uma técnica inovadora utilizada para "dissecar" digitalmente todo o ciclo de vida de uma determinada obra, incluindo os processos construtivos e fases de instalação. Valendo-se de uma versão 3D do projeto, o BIM permite que os construtores gerenciem as obras com exatidão, o que elimina desperdícios e reduz custos. Para esse desempenho, o sistema leva em conta geometria, relações espaciais, informações geográficas, quantidades e propriedades construtivas de componentes utilizados, dentre outros fatores.

Planejamento

Por exemplo: ao projetar uma parede, o software pede que sejam informados detalhes, como o tipo de blocos, as dimensões, os revestimentos a serem utilizados e os fabricantes dos produtos. As propriedades são arquivadas em um banco de dados e usadas, então, para as mais diversas finalidades.

É possível, por exemplo, prever o período em que será necessário realizar uma manutenção no prédio ou casa, além de outras prováveis interferências.

Atento ao espaço que vem sendo conquistado pelo BIM, o Sinduscon-CE realizou um workshop especificamente sobre esse tema.

Segundo o presidente da entidade, Roberto Sérgio Ferreira, o setor precisa sempre estar se atualizando.

"O BIM é um modelo construtivo novo, mas que já está sendo implantado por empresas em diversas partes do Brasil. Por possuir aspectos sustentáveis, entendemos que se fazia necessário levar a temática, através de um workshop, aos construtores, para que se atualizassem sobre o que há de mais moderno e relevante para a construção civil", comenta Roberto.

Lean Construction

Também agindo como combatente de desperdício de tempo, material e custos, o Lean Construction (construção enxuta) é adotado, em Fortaleza, desde 2004, pelo construtora C. Rolim.

Criado, na década de 1990, na Finlândia, o modelo é baseado em uma filosofia que condena excessos e promove a fluência da produção. Com o Lean Construction, a empresa obtém, em média, uma diminuição de 4% nos custos e um ganho de 20% nos lucros. (VX)

Comércio de material de construção sentiu mudanças

Ao mesmo tempo que a construção civil se moderniza e prioriza a racionalização, toda a cadeia produtiva associada - e impulsionada - pelo setor acaba se aprimorando também, tendo de otimizar o fornecimento de materiais e a prestação de serviços. Além da indústria e dos segmentos de transporte, alimentação e aluguel de equipamentos, o comércio de materiais de construção foi um dos setores que passou por mudanças nos últimos anos no Ceará.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismo, Ferragens e Tintas de Fortaleza, Cid Alves, a venda de material de construção teve de se adequar à modernização da construção civil para atender tanto a demanda dos fabricantes quanto as exigências das construtoras do Estado.

Informatização

Uma das mudanças, informa, foi a maior informatização do setor, que possibilitou desde a redução do tempo de entrega à diminuição das perdas com a mercadoria. Em 2011, informa, a venda de material de construção na Capital cresceu em torno de 5% em relação a 2010.

Prejuízos

Conforme Cid Alves, apesar dos avanços recentes, o setor foi prejudicado de forma significativa pela seca que desde o último ano afeta o Estado. "Sem a chuva, cai o poder de compra do agricultor que queria fazer uma reforma na casa, mas teve que gastar mais com água e com alimentação", ilustra. O Interior, ressalta, é responsável por cerca de 45% das vendas do setor.

Outro entrave para a venda de materiais, fala, foi o atraso em obras públicas. "Por isso, o crescimento acabou sendo aquém do que poderia ter sido", acrescenta. De todo modo, salienta Alves, a venda de material de construção tem vivido bom momento, sem que haja falta de itens. "Há algum tempo atrás houve falta. Mas agora não, o setor está bem abastecido", comenta. (JM)

Fonte: Resultado mais preciso. Métodos construtivos revolucionam. Negócios. Diário do Nordeste. 10 de março de 2013.

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.

Quem Somos Notícias BIM Métodos construtivos revolucionam