Gerente BIM

Índice do Artigo
Gerente BIM
O Professional
Todas as Páginas

A introdução do Building Information Modeling (BIM - em português, Modelagem de Informação para Construção) nos escritórios de projeto e nas construtoras tem demandado a reorganização das equipes de trabalho. As empresas passaram a buscar profissionais capazes de coordenar a implantação e a operação da metodologia e a integração das equipes multidisciplinares de projeto. Essa é a função do gerente BIM, que combina a coordenação de projeto e a coordenação do produto - no caso, os modelos BIM.

Reunindo em um modelo 3D todas as disciplinas de projetos, o BIM oferece não apenas um modelo visual do edifício, mas também um conjunto de informações multidisciplinares sobre o empreendimento, abrangendo concepção do projeto, orçamento, planejamento, construção e até a fase de uso. É possível ainda detectar antecipadamente as incompatibilidades construtivas, além de gerar quantitativos automáticos dos materiais e dados sobre custos e prazos de execução.

"O volume de informações que o BIM produz é enorme. O gerente BIM assumirá o controle dessas informações, que tipo de dados extrair e inserir - e como fazê-lo -, além de concentrar o conhecimento para depois retransmitir aos demais. Ele assume a responsabilidade pelo sucesso do processo", explica Ivo Mainardi, arquiteto do escritório Aflalo & Gasperini.

Ao contrário do que muitos pensam, a formação ideal de um gerente BIM é ancorada no setor da construção civil. Por isso, é preciso ter graduação em arquitetura e urbanismo ou engenharia, além de boa experiência na gestão e coordenação de projetos. Também é desejável que o profissional entenda a execução de uma obra, tendo acompanhado a construção total de um empreendimento para que ele possa associar a visão da obra com a de projeto. Só depois disso entram os cursos sobre os fundamentos da modelagem da informação e a sua aplicação prática nos softwares de arquitetura, estrutura, elétrica, hidráulica, gerenciamento de projetos e orçamento de obras.

De acordo com Leonardo Manzione, diretor da Coordenar e especialista em gestão, tecnologia da construção e BIM, no entanto, algumas empresas ainda não entenderam a importância da vivência no setor para o desempenho dessa função. "O mercado, por desconhecer o significado correto do BIM, tem cometido alguns enganos, deixando, por exemplo, essa função subordinada à área de TI da empresa, ou buscando somente profissionais qualificados no uso de determinados softwares", afirma Manzione.

O gerente BIM participa das decisões de todas as áreas envolvidas no projeto e interage com profissionais da área de incorporação e produto, coordenadores de projeto, equipe de compatibilização, coordenadores de obra e de orçamentos do próprio cliente ou terceirizados, além dos responsáveis pelos projetos de outras disciplinas.

O ideal, inclusive, seria que o gerente BIM também trabalhasse mais efetivamente nos canteiros de obra para melhorar o entendimento dos detalhes dos projetos e das rotinas de construção, o que ainda acontece de forma tímida no Brasil. "Em outros países, a atividade acontece tanto no escritório, quanto na obra. No Brasil, atualmente, ela se dá principalmente no escritório, já que no canteiro de obras, na maioria das vezes, é utilizado somente o projeto no formato tradicional", relata Sergio Leandro Chemale Selistre, diretor técnico de engenharia integrada e BIM na Knijnik Engenharia.

É importante ressaltar, porém, que o escopo de trabalho de um gerente BIM ainda não está bem definido no Brasil. Há empresas que chamam esse profissional de coordenador ou diretor técnico de BIM e até aquelas que trabalham com a metodologia, mas não têm esse cargo. "É importante ter uma pessoa focada na estratégia de implantação, como um gerente BIM, com uma visão ampla e de longo prazo. Na Gafisa, não existe essa figura personalizada em uma só pessoa. Existem algumas lideranças, mas o conhecimento do processo está disseminado entre a equipe", conta João Paulo Bueno Sanches, gerente técnico da Gafisa.

Para quem deseja ingressar nessa área, o desafio é grande. Hoje, ainda não existem muitas opções de treinamento no País. Por isso, para ter domínio da ferramenta, é importante que o profissional leia bastante sobre o assunto, participando, inclusive, de fóruns sobre softwares e metodologia. O gerente BIM também deve ter persistência, uma vez que o processo de implantação do BIM é de médio e longo prazo, envolvendo mudança de cultura e de rotina das equipes.



FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.