Como anda o BIM nas incorporadoras - Página 5

Índice do Artigo
Como anda o BIM nas incorporadoras
Tecnisa: BIM no Jardim das Perdizes
Sinco Engenharia: hospedagem em nuvem
Gafisa: modelo aberto
JHSF: controle de custos e prazos
Odebrecht: modelagem avança junto com obra
Todas as Páginas

JHSF: controle de custos e prazos

Quando decidiu investir no BIM, a JHSF estava em busca de uma solução que permitisse antecipar as informações e reduzir riscos nas áreas de projeto e construção. O plano era que, usando a plataforma, estudos de viabilidade e desenvolvimentos de novos produtos pudessem ser realizados de forma mais assertiva.

Assim, foi implantado um Núcleo de Desenvolvimento e Processos, formado por uma equipe técnica multidisciplinar dedicada a adequar os conteúdos desenvolvidos em BIM em um processo integrado às Unidades de Negócios da empresa.

Paulo Sérgio de Oliveira, diretor de engenharia da JHSF, conta que a escolha do pacote Autodesk Building Design foi feita principalmente pela disseminação das ferramentas entre projetistas e fornecedores e, ainda, pela facilidade de integração da plataforma CAD/BIM.

Hoje, a JHSF possui 14 empreendimentos desenvolvidos ou em desenvolvimento em BIM. O 2D, em todos os casos, mantém-se como documentação paralela para garantir a comunicação com toda a cadeia de valor, ao longo do ciclo de vida do empreendimento, que não está integralmente preparada para o uso do BIM. "Constatamos, em visitas técnicas a outros países onde esses sistemas estão mais desenvolvidos , que a entrega bidimensional continua presente e complementa favoravelmente o processo BIM", comenta oliveira, segundo o qual a JHSF passará a exigir, paulatinamente, entregas utilizando o BIM.

Os resultados, apesar de serem de difícil mensuração, têm sido muito positivos, segundo o diretor de engenharia, que destaca: a melhor qualidade; o melhor custo, pela integração dos quantitativos do BIM com o processo de orçamentos; e o melhor controle de custos e prazos de obra, por meio de sequenciamentos de montagem virtuais e controle de produção desenvolvidos em BIM.

"Já capacitamos a maior parte dos colaboradores da JHSF Engenharia Avançada e desenvolvemos um núcleo prestador de serviços em modelagem. Nossa meta é consolidar esses processos com as diferentes áreas além da engenharia, buscando um processo cada vez mais enxuto e integrado", diz Oliveira.

Segundo ele, além da cultura de mercado para a mudança do status quo, a falta de um padrão claro de desenvolvimento dos modelos e de seus componentes para as diferentes tipologias de projeto tem sido um desafio constante. Como solução, a JHSF tem desenvolvido seu próprio padrão BIM para a nomenclatura dos arquivos e seus elementos, assim como manuais dos novos processos de trabalho.



FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.

Quem Somos Notícias BIM Como anda o BIM nas incorporadoras - Página 5