Cinco razões pelas quais você está pronto para o BIM

Você ainda pensa que tem boas desculpas para não tentar usar a Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling ou BIM) ? Eu as ouvi todas: "É muito difícil." "É muito caro." "Eu não preciso disso." Mas esses são apenas desculpas, não razões. Na verdade, eu aposto que você está mais preparado do que você acha. Aqui lhe apresento cinco razões.

1. Você já pensa em BIM

Você pode ainda não saber, mas você já usa o BIM, pelo menos no que se refere à "construção da informação". Quando você está projetando um edifício, você não pensa em linhas 2D. Você pensa em objetos do mundo real: paredes, janelas, portas, pisos. Você sabe como eles se ajustam, quais deveriam ser os seus relacionamentos, quais elementos suportam aos outros elementos. E você sabe que BIM faz isso também? Porque o BIM baseia-se em objetos . As paredes agem como paredes, as portas agem como portas. Eles não são apenas conjuntos de linhas. Isso significa que você pode manipulá-los para que se comportem da mesma maneira que no mundo real, e que fluem logicamente do seu fluxo de trabalho do desenho.

2. O BIM melhora a Coordenação

Em qualquer indústria da construção, seja Arquitetura, Engenharia, ou Construção, você precisa ser capaz de entender o que está acontecendo em três dimensões. Se você mover uma parede num plano, você precisa saber o que fazer com suas elevações. Se você alterar o tamanho das suas vigas, você precisa saber como isso afeta suas seções. BIM ajuda você a lidar com isso, com seções e elevações que refletem instantaneamente as mudanças em outras vistas. Certo, você ainda pode ter que correr atrás de uma mudança através de vistas diferentes, mas você vai imediatamente ser capaz de ver as mudanças, e isso vai lhe economizar tempo.

Por exemplo, algumas semanas atrás, eu estava adicionando o enquadramento das tesouras para o telhado de um shopping. Eu terminei a planta, e depois verifiquei em 3D. Aconteceu que havia outro nível de aço imediatamente acima do meu enquadramento (não visível no plano original), e ele estava interferindo com as colunas das tesouras. A coordenação 3D significou que nós poderíamos consertá-lo durante o projeto; e se tivéssemos trabalhado em 2D, não poderia ter encontrado isso até o inicio da obra.

3. O BIM cuida dos detalhes

Além da coordenação ao vivo, o BIM também ajuda manter o pacote de desenhos arrumados. Você precisa alterar o número de um detalhamento? Não tem problema: basta alterá-lo na folha, e cada referência é atualizada automaticamente. O mesmo acontece se você precisar alterar um número de folha ou atualizar uma lista de desenho. (Imagine, não mais coordenação dos índices de folhas!) E se você precisar alterar a escala de uma planta ou detalhe? Novamente, não tem problema! Basta escolher a sua escala a partir da lista e, em todas as suas anotações (bilhetes, dimensões, padrões de preenchimento) será ajustado automaticamente para o tamanho correto.

4. O BIM é bom para os negócios

O BIM já não é uma nova tecnologia. Na verdade, o software Revit tem mais de dez anos de história (embora eu não tenha certeza que você reconhecer as primeiras versões em relação ao software atual). Como sua adoção cresce, você, provavelmente, está recebendo muitos pedidos de BIM dos seus clientes. Imagine se a sua resposta fosse: "Ah, com certeza, eu modelo em 3D o tempo todo." Você acha que eles ficariam impressionados?

E não é apenas sobre a documentação. Ter seu edifício modelado em 3D proporciona uma fonte imediata para a visualização do produto final. Você pode trabalhar com as visualizações do produto, ou utilizar outro software ou serviço para criar gráficos com qualidade de apresentação e extraídos diretamente a partir do seu modelo.

A indústria da construção está se tornando cada vez mais centrada na tecnologia, e BIM vai ajudar você a manter-se com ele.

5. O BIM é um investimento que vale a pena fazer

Não se engane: a transição ao fluxo de trabalho com BIM é um investimento, tanto em termos de tempo e dinheiro. É certo que há uma curva de aprendizagem. É certo que você, provavelmente, vai empregar mais tempo no seu modelo inicial do que você está acostumado. E é certo também que custa mais do que o programa de CAD 2D que você está usando agora. Mas quanto vale o seu tempo?

Quando você divide o custo do software pelo número de horas que você salvar com ele ao longo de um ano, você pode achar que o que inicialmente parece ser uma compra cara é realmente de um excelente valor. Especialmente depois da sua compra inicial, você, provavelmente, pode pagar pela inscrição e manutenção do software com apenas algumas horas de tempo faturável por ano. Isso requer pensar ao longo prazo, porque você vai ter que gastar tempo para aprender antes de você pode salvar tempo de trabalho, mas não se esqueça das outras maneiras de economizar tempo. Cada conflito resolvido na coordenação do design é uma ligação menos que você não vai receber desde a obra mais tarde.

Mantendo-se atualizado na mais recente tecnologia, impressionando aos seus clientes com modelos e imagens, e todas as vantagens de um fluxo de trabalho em 3D; no final, o BIM é um investimento que vale a pena fazer.

Fonte: 5 Reasons Why You're Ready for BIM. Por Kate Morrical. Line/Shape/Space. Avril 16, 2013.

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.

Quem Somos Notícias BIM Cinco razões pelas quais você está pronto para o BIM