BIM traz concepção 3D para a construção civil

No dia 21 de março a FDTE realiza um novo curso sobre os fundamentos dessa nova tecnologia que está revolucionando a construção civil.

Além da TV e do cinema, os projetos em três dimensões estão conquistando espaço também na construção civil. E o que salta aos olhos não é nenhuma animação e sim a possibilidade de mudar radicalmente o processo de produção e poder centralizar, em um mesmo programa, informações detalhadas dos mais diversos aspectos de uma obra. Além possibilitar uma visão mais global sobre a construção, essa tecnologia inovadora chamada BIM (Building Information Modeling - Modelagem de Informações para a Construção), também agrega em um único banco de dados todas informações da obra, trazendo acessibilidade de informações aos profissionais envolvidos.

"No BIM, o desenho bidimensional ganha mais "inteligência" e exige capacitação dos profissionais para conceber esta terceira dimensão", explica a professora mestre Rita Cristina Ferreira, responsável pelo curso básico de BIM realizado pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) no dia 21 de março. O propósito do curso é capacitar arquitetos e engenheiros para o domínio dos fundamentos destes novos softwares e abordar uma tendência neste mercado, decorrente da popularização desses sistemas, que é a engenharia simultânea e colaborativa. Segundo a professora, essa interação entre os vários aspectos da construção tende a maximizar os processos, evitando conflitos ou erros.

Com carga horária de quatro horas e certificado emitido pela FDTE e pela Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projeto (AGESC), o curso será realizado na sede da FDTE que fica na rua Padre Eugenio Lopes, 361 - São Paulo.

Sobre a FDTE – Criada em 1972 por um grupo de professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI), a entidade tem como objetivo estabelecer uma interface entre o ambiente acadêmico e o setor produtivo para criar um fluxo de informação e fomentar o desenvolvimento tecnológico da engenharia.

Ao longo de seus 40 anos, a FDTE é precursora de inúmeros desenvolvimentos tecnológicos. Participou de mais de 1.100 projetos voltados para a infraestrutura do país e realizados por equipes próprias e em parceria com universidades, para empresas do setor público e privado. Além disso, atua na qualificação de estudantes e profissionais de engenharia.

Source: Instituto de Engenharia. 13 de Março de 2012.

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.

Quem Somos Notícias BIM BIM traz concepção 3D para a construção civil