BIM é apresentada em palestra aos profissionais da engenharia no Estado

Na manhã desta quarta-feira (11), no auditório do Crea-AM, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Amazonas – SENGE-AM ofereceu aos profissionais da área, uma palestra sobre o BIM (Modelagem de Informação da Construção) que consiste em uma combinação de nova tecnologia com mudanças de processos. A palestra visa difundir a tecnologia como sua implantação e gestão, destacando os potenciais da ferramenta em edifícios complexos. O evento teve o apoio da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Crea-AM e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM).

Para o presidente do Senge-AM, Eng. Civ. Wissler Botelho, com a ferramenta, o engenheiro será o dono do processo, pois o sistema permitirá fazer a gestão da obra de um edifício do inicio até o fim. "O sistema permite desde o inicio a visualização em 3D de tudo aquilo que vai ser feito, ou seja, pode ver simulações, e nessas simulações vão poder identificar se tem alguma incompatibilidade, um erro e, qual a melhor maneira de se fazer a coisa. Então para o engenheiro a ferramenta é fantástica."

O presidente do Crea-AM, Eng. Civ. Telamon Firmino Neto destacou a relevância do BIM para a área: "Já estamos em tratativas para poder realizar um curso básico e possivelmente avançado nessa nova ferramenta" e acrescentou: "A nova ferramenta vem quebrar um paradigma, entendendo que o profissional, ainda é uma peça fundamental, e que ela não vem para substituí-lo, mas para poder fazer tarefas de rotinas."

Durante a palestra foram abordados diferentes aspectos envolvidos na implantação e gestão em edifícios complexos com ênfase nos potenciais de uso do BIM. O foco foi todo o ciclo de vida da edificação, no qual compreende estudos preliminares e de viabilidade; projetos executivos; análises de desempenho energético e de sustentabilidade; atendimento às normas e checagem contra Standards; pré-fabricação; gestão de espaços; gestão de facilities; planejamento e orçamento de obra; operação, manutenção e retrofit.

Segundo o palestrante, Eng. Civ. Leonardo Manzione, BIM é uma tecnologia que veio mudar todo processo de trabalho, e que atualmente está em bastante evolução. "Nós temos que acompanhar esse desenvolvimento e o primeiro passo é mostrar para os profissionais que isso existe e como funciona, para que eles comecem a desvendar todo esse conhecimento e que o Brasil não fique fora desse processo que já começou no mundo e que veio para mudar e é um caminho sem volta". Manzione destaca que o Brasil está começando e que é difícil prever um prazo total para que a ferramenta seja implantada, pois isso vai depender dos profissionais, empresas e investimentos necessários para serem feitos na nova tecnologia não só de software e hardware, mais também de capacitações e mudanças no processo de trabalho.

Quem participou do evento aprovou a nova ferramenta, como é o caso do engenheiro de obra de uma construtora, Leonardo Almeida: "A palestra foi bastante proveitosa para mim e irá ajudar bastante no fluxo da obra, no tempo que a gente perde fazendo levantamento, compatibilização de projetos. O BIM vai proporcionar todos esses recursos".

"O BIM vai unir tudo que existe no mercado da informática referente à construção, compatibilizando todos os programas," concluiu Eduardo Jorge de Oliveira, Presidente da Sinduscon-AM.

Fonte: Acom Crea-AM, Atualizada em 11/07/2012.

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.

Quem Somos Notícias BIM BIM é apresentada em palestra aos profissionais da engenharia no Estado