Autodesk Revit otimiza projetos da Fernandes Arquitetos Associados

Responsável pelos projetos de reforma e construção dos estádios Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e Arena Pernambuco, para a Copa de 2014, escritório encontrou no programa maior eficiência e produtividade.

Na área arquitetônica, como em tantas outras, tempo é, hoje, a principal moeda. Aliado à eficiência, é ele quem dita o sucesso dos negócios. Foi pensando justamente em como ganhar tempo, que o escritório Fernandes Arquitetos iniciou em 2007 uma corrida por saídas para se tornar mais produtivo. Na época, os associados conheceram o Autodesk Revit e perceberam que o programa os levaria ao seu objetivo: um tempo mais curto de resposta nos projetos.

A descoberta veio tão logo conheceram os benefícios do Autodesk Revit. Os arquitetos perceberam que, a partir dali, eles não criariam mais desenhos, mas sim "famílias", como conta Daniel Hopf Fernandes, proprietário do escritório. "Percebemos que poderíamos criar edifícios inteiros, incluindo paredes, janelas etc. Os elementos construtivos já estavam pré-estabelecidos, detalhados, e o programa ainda possibilitava flexibilidade", conta. "Para um resultado de qualidade do projeto, é importante também pensar na rapidez do desenvolvimento do desenho. É preciso ter tempo para pensar em concepções, e quanto maior um projeto, maior a vantagem do uso do Revit.", completa o arquiteto.

Responsável, entre outros empreendimentos de grande porte, pelo projeto da reforma do estádio Maracanã, o escritório busca dotar o espaço de estuturas condizentes com as exigências atuais, sem deixar de lado a tradição, importância e simbolismo de um dos espaços mais emblemáticos do País. "O Revit nos ajuda a encontrar saídas a essas questões, nos ajuda a derrubar barreiras", conta o proprietário do escritório.

Há três anos, todos os projetos do escritório são realizados com o Autodesk Revit, permitindo que todos os profissionais atuem de forma integrada. Devido à faceta multifuncional da ferramenta, a empresa consegue economia de tempo e agilidade para apresentar projetos de alta qualidade e grande detalhamento, com uma equipe enxuta. "É uma ferramenta de projeto, e não só de desenho. Por mais que o arquiteto possa pensar no que quiser em termos de forma, ele precisa da tecnologia para executar. Para que edifícios sejam criativos, as ferramentas precisam ser boas", conta Fernandes.

Os benefícios citados por Fernandes afetam toda a cadeia. Como a fase de concepção com o Revit é mais avançada, é possível demonstrar de início o que será exposto no final. "Quando um escritório que utiliza o Revit apresenta uma planta, ela já representa uma versão muito próxima ao projeto final. Na mesma ferramenta, o escritório faz a planta e a visualização em 3D com perspectiva", enumera o arquiteto.

O uso do software traz, também, resposta a uma outra questão fundamental no Brasil: aqui, os prazos para concepção de um projeto têm sido muito mais curtos do que na Europa. E não perder a qualidade nesse contexto de rapidez é essencial, principalmente em concorrências. Outro fator que soma benefícios ao Revit é que, num desenvolvimento de longo prazo, o projeto final pode se mostrar totalmente diferente das premissas, fator inadmissível nos dias de hoje, especialmente no que diz respeito à discrepância do orçamento inicial e final.

"Com o uso dessa ferramenta, isso não ocorre, já que ela possibilita a geração de um orçamento preliminar, para que o cliente possa decidir se o projeto pensado é financeiramente viável ou não", afirma Márcio R Pinto, gerente de marketing da Autodesk Brasil. Para a Fernandes Arquitetos, o Autodesk Revit se tornou peça importante do desenvolvimento dos negócios.

Sobre o escritório Fernandes Arquitetos
Fundada em 1998, a Fernandes Arquitetos Associados se firma entre os escritórios de arquitetura com atuação diversificada, mas com foco, utilizando os melhores recursos disponíveis no mercado. Conduzido pelo arquiteto Daniel Hopf Fernandes, o escritório se destaca pela versatilidade e por buscar soluções ideais para cada projeto, levando em conta a experiência acumulada com a atuação em várias áreas, o conhecimento técnico, a sintonia com as novas tecnologias e a gestão de uma equipe que 'pensa' a arquitetura de forma ampla e criativa. A Fernandes já soma mais de 160 projetos em setores como: infraestrutura e transportes, saúde, industrial, residencial, edifícios comerciais e de uso misto, institucionais, esportes e projetos urbanísticos.

Sobre a Autodesk
A Autodesk, Inc. é líder em software 3D profissional e pessoal de projeto, engenharia e entretenimento. As ferramentas da Autodesk ajudam a revelar a criatividade de todos, de crianças e amadores a profissionais de projeto e engenharia. Clientes nos setores de manufatura, arquitetura, construção, arte digital e mídia e entretenimento, incluindo os 17 últimos ganhadores do Oscar® de Efeitos Especiais, usam software, aplicativos móveis, serviços em nuvem e comunidades da Autodesk para projetar, visualizar, simular e comunicar suas ideias. Para mais informações, siga @autodesk ou visite autodesk.com.br.
Autodesk, AutoCAD e Revit são marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk, Inc. e/ou suas subsidiárias e/ou afiliadas nos EUA e/ou em outros países. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. Oscar/Academy Award é marca registrada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A Autodesk reserva-se o direito de alterar as ofertas de produtos e serviços, especificações e preços a qualquer momento, sem aviso prévio e não se responsabiliza por erros tipográficos ou gráficos que possam existir neste documento.

Fonte: Autodesk. Janeiro 6, 2013.

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedIn

Contate-nos!

Nome (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)

is not a valid e-mail address.
Telefone


Empresa (*)

must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Comentário




Invalid Input



Nosso Portfolio

Harvard Dunster House

Área: 170,000 sf | 15.794 m2 Localização:  Cambridge, MA. Estados Unidos.

Manquehue O´Connell

Área: 2,389,588 sf | 222.000 m2 Localização: Santiago. Chile Cliente: Las Americas

Embraco – Fabricante de Compressores

Área: 275,000 sf | 25.500 m2 Localização: Apodaca. México Cliente: Garza Ponce Desarrollos

Centro de Dados Northlake

Área: 707,000 sf | 65682 m2 Localização: Northlake, IL. Estados Unidos Construtora: Turner Constru...

Acessórios de tubulação Victaulic

Categoria do produto: Acessórios de tubulação Quantidades do produto: 250 produtos Cliente: Victau...

Registe na nossa Newsletter

Registe na nossa Newsletter e receba grátis as últimas notícias sobre BIM.

Nome (*)
Please add a value for .
Sobrenome (*)
must contain only 0-9,a-z,A-Z characters
Email (*)
is not a valid e-mail address.

Quem Somos Notícias BIM Autodesk Revit otimiza projetos da Fernandes Arquitetos Associados